Inicio da Congregação das Irmãs Hospitaleiras

Centro Integrado Nossa Senhora de Fatima

Fecha: 11/01/2021 | Local: Brasil | Visitas: 167


A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, foi fundada em 31 de maio de 1881 em Ciempozuelos-Madrid (Espanha), por São Bento Menni, Sacerdote da Ordem de São João de Deus, juntamente com María Josefa Recio e María Angustias Gimenez. Abertas ao espírito foram escolhidas por Deus para responder à situação de abandono da saúde e exclusão social das mulheres com doença mental da época. Dois critérios guiaram os primórdios e permanecem fundamentais na prática da hospitalidade: a caridade e a ciência.

 

O início foi particularmente difícil. Foi um projeto de grande envergadura: responder ao abandono dos doentes e à falta de cuidados de saúde públicos adequados, o que foi especialmente marcante no caso de pessoas com doença mental, crianças com malformações ósseas, escrófulas, tuberculose, e outros sofrimentos, reduzidos à marginalidade e abandonados à própria sorte.

 

Bento Menni, Mª Josefa Recio, Mª Angustias Giménez e um grupo inicial de oito irmãs dedica-se a responder àquele setor da sociedade que foi negligenciado: as mulheres com doença mental. É assim que o rosto feminino da hospitalidade é oferecido.

A falta de meios, recursos econômicos e assistenciais só pode ser compensada com a dedicação generosa das irmãs e a inestimável ajuda das colaboradoras, benfeitoras e voluntárias.

Uma obra do Espírito que cresce e se expande pela Europa, América, África e Ásia.

A missão e o espírito fundador da Congregação continuam em vigor e são necessários para colaborar em um mundo inóspito, a favor das pessoas mais desfavorecidas.

GALERIA » Inicio da Congregação das Irmãs Hospitaleiras